sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Eu faço Assessoria de Imprensa! Você sabe para que serve?

Ser mãe empreendedora e assessora de imprensa não é tarefa fácil! Mas mais difícil do que isso é quando falo que trabalho em "home office" ou em "coworking" e as pessoas fazem aquela cara e falam: " ah sei!... então você não trabalha!?"... e quando tento complementar e explicar com o quê trabalho, aí piora! Porque poucas pessoas sabem o que faz ou que significa trabalhar como uma assessoria de imprensa. Embora muita gente entenda a profissão como uma distorção do trabalho do jornalista, já que a mídia está toda “vendida”, e sabemos que a verdade sobre a profissão está longe disso.  Mas, poucos sabem realmente o que é Assessoria de Imprensa e o quanto ela é importante para as empresas, principalmente as que estão começando! Mas, para tentar elucidar melhor, vou as explicações:
wikipedia não ajuda:
A Assessoria de Imprensa é um instrumento dentro do composto de Comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do que alguns equivocadamente pensam, a tradução do inglês Publicity não tem a ver com Publicidade, mas apenas assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é estabelecer ligação direta entre uma organização do primeiro, segundo ou terceiro setores…A Assessoria de Imprensa trata da gestão do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa, órgão público e a imprensa. No Brasil, os profissionais que desempenham a função de Assessoria de Imprensa costumam ter formação em Relações Públicas e em Jornalismo.
A grosso modo, o assessor de imprensa é o profissional responsável por fazer a ponte entre a empresa e um veículo de comunicação. Ele não vende matérias a um jornal, tampouco coordena campanhas de marketing ou publicidade, embora as delimitações entre as profissões têm diminuído e algumas funções possam se mesclar. Conheço muitos assessores que acabam organizando eventos e ajudando em outras áreas do cliente.
Mas se atendo à premissa básica, um assessor trabalha de dois modos, quase sempre ao mesmo tempo:
Atendendo a imprensa, ou seja, o repórter liga na assessoria e diz: “Olha, eu tenho que fazer uma matéria sobre a falta de bacalhau no mercado, com quem eu posso conversar na Peixaria?” Cabe ao assessor passar as informações preliminares ao repórter e então ir atrás do contato, e colocá-lo a par da situação, assim como acertar se as informações serão passadas pela assessoria, em entrevista, ou por e-mail.
Enviando Releases, temor de muitos jornalistas. O assessor escreve um press-release sobre alguma informação de assunto público, que caiba nos jornais. Embora muita gente associe o release a produtos, há muita coisa legal que acontece nas empresas que vale mesmo a pena ser noticiado. Por exemplo, se a Peixaria têm um programa de controle marinho que no seu primeiro ano além de aumentar a população de peixes também trouxe de volta à costa uma poupulação de golfinhos, isso merece ser divulgado! E a principal arma do assessor nessa divulgação é o release.
Jornalistas trabalham com informação, e um release em tese contém uma informação relevante, portanto receber release é bom para o jornalista, certo? E é aí que mora o perigo. É função do assessor de imprensa medir o que é relevante ou não. Mas por várias questões (que o Peixe Fresco abordará com o tempo), muitas vezes o jornalista recebe muita coisa que não é realmente publicável (como uma revista de economia receber sobre o lançamento de mais um revolucionário modelo de anzol). Juntando todas as empresas de uma cidade, o jornalista se afoga em um mar de informações inúteis.
Há ainda um terceiro trabalho importante da assessoria que envolve os dois acima, mas que tem características específicas: gerenciamento de crise. Um navio de turismo da companhia atendida naufragou. A companhia deve esclarecimentos à população, como atender a grande demanda que surgirá da imprensa e controlar para que a sua imagem não saia manchada da situação? E é nesse momento que se faz necessária a agilidade do assessor para escrever releases, organizar coletivas, agendar entrevistas, obter a lista de vítimas, locais para onde foram levadas, tudo. Um post específico sobre o assunto virá mais para a frente.
Por essas e outras o trabalho de assessor de imprensa deve ser realizado com muito cuidado, para não comprometer a imagem do cliente, e da própria empresa de assessoria.


E vai dizer que eu não trabalho? rsrs....

2 comentários:

  1. Adoreeeeeiiiiii seu espaço e de hoje em diante serei uma leitora assídua ! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Simone! Vamos compartilhando as experiências! bjs,

      Excluir