sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cartão ou sorriso!?

Toda mulher quando vira mãe, perde o nome! Vira "mãe do Pedro" no colégio, vira "Mãezinha" no Pediatra e mãe para todos da família, você é a Mãe do "seu filho" para todos os que não te conhecem, e assim será!

Mas e nos negócios? será que levamos isso para as mesas de reuniões? Será que tratamos as pessoas pelos nomes ou pelo o que elas representam? Tenho uma amiga que diz, que quando a pessoa sai da empresa, em muitos casos de grandes empresas, elas perdem o sobrenome! Porque adora dizer: "Sou FULANA, da Multinacional X!" É infelizmente vimos isso com grande frequência! E quando vai para o mercado empreendedor não entende que só o Nome da Empresa que você criou com tanto amor e carinho, bastam para te conhecerem! É preciso ter história, simpatia, empatia com tudo que te interessa, senão cairemos na "aquela fulana mal humorada" ou "aquela que tem uma bolsa horrorosa"..sei lá...rs..mas o que importa é que devemos evitar essas coisas no mundo corporativo, ainda mais quando estamos lidando com clientes pequenos (micro-empresas), fornecedores e  pessoas do meio.

Sempre levo meus cartões da empresa comigo, mas posso garantir que os melhores clientes e negócios eu conquistei com um sorriso e muita atenção ao negócio dele e principalemnte ao que ele me falava. Tem gente que acha que entregar um cartão bonito, com papel Couchet envernizado, gramatura xyz, vale mais do que ser educado, ter um bom sorriso no rosto e é claro, um bom desempenho profissional.

Nem preciso dizer que como mães empreendedoras que somos, sabemos como tirar de letra pessoas falando ao mesmo tempo, educação na hora certa e entrega nos prazos! somos muito boas nisso!.rs.
É claro que não é tão simples quanto parece...cada um sabe de onde tira cada lição de ser mãe e empreendedora!
Mas, pode parecer romântico, mas ainda acredito em crianças educadas, pais sábios e mães empreendedoras que sabem o que querem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário