sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Resistindo às imposições e buscando ser "Prole"empreendedora!

Ontem conversando no Skype com meu tio, ele me disse que teve uma aula de filosofia na faculdade sobre a mulher moderna e que lembrou muito de mim! Fiquei curiosa e quis saber porque de tanta honra (afinal ele é um tio que admiro e amo muito!) e ele me respondeu com uma pergunta: 
Você sabe onde nasceu essa história das mulheres quererem trabalhar como os homens? Achei a pergunta pertinente, porque nunca me perguntei isso, e o deixei explicar: Veja que na Revolução Industrial na França no século 19, eles precisavam de mão de obra, e já não tinham homens para trabalhar, então começaram a "convencer" as mulheres de que elas poderiam trabalhar como os homens e, é claro, que a pobreza da época também ajudou a convence-las disso! E assim se formou a classe trabalhadora feminina. E antes mesmo de eu responder, veio outra: E vc sabe porque nasceu o dia da Mulher? Eu ainda estava curiosa pra saber porque ele lembrou de mim nessa aula e continuei prestando atenção, " Essas mulheres trabalhavam no porão das fábricas porque precisavam levar seus filhos com elas, porque não tinham onde deixa-los, e como ficavam mais de 14 horas trabalhando, as crianças ficavam lá, meio escondidas no porão perto das mães. Até que um dia, a fabrica pegou fogo e todos fugiram, menos as mulheres e seus filhos porque estavam trancados no porão! Esse dia é lembrado até hoje como o dia da mulher!" Poxa, isso eu realmente não sabia! Que triste! Aí fiquei sem saber porque ele lembrou de mim, e ele disse: " Você está vendo como você estava certa quando fez o que fez pelos seus filhos? Decidir sair do trabalho numa empresa para cria-los de perto! Você foi contra as imposições de séculos contra as mulheres. E sabe por que você agiu assim? Porque essa imposição é contra ao que a mulher é! A sua essência, e quando se torna mãe, ela é ainda mais sentimento e por mais que a circunstância a torne uma empregada, ela não abre mão de sua prole. E aí que nasce o nome "proletariado"  (adj. e s.m. Em Roma, cidadão pobre que só era útil pelos filhos que procriava) !
Nossa, nesse momento eu tive vontade de entrar na tela e dar um abraço de urso nele! :), porque achei tão linda essa comparação e ao mesmo tempo tão real, tão significativa porque explica a situação que nós mães e mulheres estamos passando hoje. E acredito que é  por isso que o empreendedorismo feminino vem ganhando tanta força, porque estamos aos poucos voltando a ouvir nossos corações femininos e tentando conciliar a maternidade com um negócio, ou vice versa - não importa - mas estamos voltando a ser mulheres sem imposições dos outros, ou da sociedade. Aos poucos estamos percebendo que ninguém é feliz sem fazer o que ama! Que o natural é a mãe ficar com o filho, cuidar e por que não trabalhar de casa? Temos tanta tecnologia a nosso favor! Por que não empreender? Por que não ser feliz! Vamos pensar nisso! 

E quero muito agradecer meu amado tio (foto), Fernando Mamede, que me fez ter orgulho mais uma vez, da minha difícil decisão tomada há anos atrás! 

Obrigado! 


E Mães, vamos nos falando.... bjs


5 comentários:

  1. Tb queria dar um abraço de urso no seu tio!
    Amei a descrição.

    ResponderExcluir
  2. Mindset Avançado 2015
    Para Empreendedores e Para Quem Deseja Construir Um Negócio de Sucesso
    Inscreva-se GRATUITAMENTE Aqui:
    http://goo.gl/Ar1qFt
    É gratis mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional a comparação que ele fez.. e a descrição que faz da imposição.,. e assim que me sinto...
    Mas quero mudar isso..

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudia, Fiquei emocionada com a maneira como o seu Tio contou a história das mulheres no mercado de trabalho e mais como estamos nos voltando cada vez mais para isso mãe e filho tem que estar próximos.

    ResponderExcluir