terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ah Vá!? - Redução de Juros não atrai pequenos negócios



Quando li a notícia que o SEBRAE MG publicou de que a redução de taxa de juros não atrai os pequenos negócios, fiquei imaginando o que levaria eles acreditarem no contrário? Os microempreendedores, como nós - mineiros ou não - não têm nem chance com os bancos, mesmo esses que vivem alertando que reduziram os juros.

A pesquisa pode ser útil para alguém, mas não revela nada de novo para os empresários, já que a maioria dos empreendedores de pequenos negócios disseram não sentir as mudanças na política de juros do sistema financeiro, apesar de pagarmos as contas em dia, e sermos otimistas com o mercado.

Segundo a pesquisa, os pequenos usam recursos como cheque especial pessoal ou mesmo de pessoa jurídica para conseguir um prazo para seus investimentos. Segundo o estudo, as formas de financiamento mais utilizadas pelas micro e pequenas empresas mineiras são: o parcelamento de compras junto ao fornecedor (63%), recursos próprio do proprietário (60%) e linhas de financiamento dos bancos (40%).
 O cheque especial de pessoa jurídica foi a forma de financiamento utilizada por 36% dos entrevistados. Desses, 11% afirmaram que utilizam cheque especial de pessoa física para financiar os negócios. A pesquisa aponta ainda que parcela dos empresários não diferencia as finanças pessoais das empresas, demonstrando a necessidade de aprimorar o mecanismo de gestão do seu negócio. 

Em relação à pontualidade no pagamento das dívidas, as micro e pequenas empresas vêm honrando os seus compromissos dentro do prazo estabelecido. O percentual de estabelecimentos que quitam suas prestações com no máximo sete dias de atraso variou entre 95% e 96%, no período de janeiro de 2011 a agosto de 2012. 


Acesse a pesquisa completa : http://www.mg.agenciasebrae.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário