quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Empresa e Filho: quem pensa muito não tem!

Nessa semana começa a Feira do Empreendedor - SEBRAE em São Paulo, no ExpoCenter Norte. Acredito que eventos como esse devem ajudar muito aos pequenos empreendedores que buscam por informações e consultorias que os ajudem nessa jornada. Mas, também acredito que com tanta informações e maneiras de empreender, alguns desistam só de pensar. Afinal, empreender "dá trabalho", é é o que dizem em relação aos filhos "Quem pensa muito não tem", afinal são tantos gastos, tantas regras, normas, pessoas envolvidas...e isso para ambas as escolhas!
Mas o que faz de um empreendedor uma pessoa diferente, acredito eu, é o desejo que ele tem de realizar! É  ter o desejo de marcar sua história com um feito ou uma realização significativa, que mude não só a sua vida, mas a vida das pessoas, e porque não, do mundo! ( Se identificou!?..rs) Se você já é mãe, fica fácil entender esse sentimento, porque quando colocamos um filho no mundo, renovamos nossas esperanças nos seres humanos, em suas ações, sonhamos que um dia, tenhamos colocado nesse mundo uma pessoa que mudará a vida de muitos, não é mesmo!?  Por isso acredito tanto que mães já são empreendedoras natas!

Mas ao mesmo tempo, o empreendedor, ao contrário do que muitos dizem, não é aquela pessoa que adora riscos e viver na corda bamba, e sim o que adora DESAFIOS! Não é o risco que move os empreendedores, e sim o desafio de realizar! 

Se passarmos essa comparação para os filhos, fica fácil entender: quem teria filhos no mundo de hoje? Um mundo cheio de violência, de maldades expostas diariamente nas mídias, de falsidades ideológicas entre outras coisas horríveis que poderia listar aqui, mas quando engravidamos, ou planejamos engravidar, tudo isso se ameniza e nossos sonhos minimizam a realidade, como se os riscos sumissem e se tornassem desafios, como se tivéssemos capacidade total e absoluta de criarmos um "ser humano especial" para um mundo cheio de adversidades! Certo? É isso!! Tudo depende de como enxergamos as coisas! Da nossa coragem e vontade de mudar o mundo! E isso é ser empreendedor!  E como disse outro dia o Rogério Cher, numa palestra que assisti " As melhores perguntas não devem ter respostas porque, as vezes, as palavras são reducionistas".
E ainda usando o conteúdo dessa palestra, queria dividir com vocês um trecho que ele nos deu, do livro " Mito do empreendedorismo" de Michael Gerber, que conclui bem esse pensamento:

"Grandes personagens, tais como empreendimentos maduros, são aqueles que sabem como chegaram onde estão agora, e como chegar onde querem. Eles têm uma visão de vida que perseguem diariamente. Passam a vida vivenciando no presente a visão que tem do futuro. Dia após dia confrontam aquilo que realizaram com o que pretendem realizar. E caso haja alguma disparidade entre os dois, logo agem para corrigir as diferenças. Acredito sinceramente que a diferença entre grandes personagens e todos os outros é que os primeiros criam suas vidas, enquanto os demais são produtos delas, esperando com passividade para ver em qual direção a vida os levará em seguida. A diferença entre os dois é a mesma de viver e apenas existir" 



Nenhum comentário:

Postar um comentário