quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Você é o seu Negócio!

Divulgar bem é acreditar no que se faz! É buscar o cliente pela mão, é colocar energia e mostrar para que veio! 

Muitas pessoas me procuram perguntando como fazer uma comunicação do seu negócio de forma eficiente, com um retorno rápido e gastando pouco! Fico pensando como responder isso sem ser pessimista! A divulgação, a comunicação é algo tão vital para o seu negócio que não poderia ser visto como algo complementar, ela deveria ser - desde o início - junto com a estratégia de negócio. Foi o tempo que estudar o mercado, o concorrente, público era coisa de empresa grande. Ter isso em mãos, mesmo que de forma caseira, antes de "se aventurar" no mercado é quase que uma questão de sobrevivência para o empreendedor
E não precisa ir muito longe, veja ao seu redor:  Quantos negócios no seu bairro abrem e fecham e você não fica sabendo sequer que existiu? Ou, quando você fica sabendo que abriu, até memoriza o local, mas quando precisa realmente chega lá e vê as portas fechadas! Quando isso acontece comigo sempre fico triste, porque penso nos sonhos que aquele empreendedor depositou ali, no investimento que foi por água abaixo e principalmente porque ele não "divulgou" melhor!?  Por que não fez uma promoção local, no quarteirão, no bairro ou na cidade? Com tantos prédios e condomínios espalhados pela cidade, por que não pensar nisso como um público-alvo? independente do negócio que se destina! Ao invés de pensar no granito do balcão ou na luz de LED, pensar um pouquinho mais com carinho na forma de divulgação local. Usar a simpatia e a motivação do empreendedor para bater de porta em porta e convidar seu cliente a conhecer seu negócio! Acho que em muitos negócios falta essa vontade, esse "sangue nos olhos" de fazer tudo para dar certo! Muitos delegam, fazem a estratégia, mas pouco realmente encostam o umbigo no balcão...rs...e se esquece do amor, do carinho e principalmente do ditado "É o olho do dono que engorda o gado"!
Tudo isso é comunicação, é divulgação! Você é o seu negócio! Só você pode falar do seu negócio com amor, simpatia e conquistar seus clientes! Cliente adora ser recebido pelo dono da loja, saber que tem aquele "descontinho" especial dado pelo dono, falar que "é amigo do dono", tudo isso forma sua clientela! 

Por isso, queridas mães empreendedoras,  a comunicação é tudo!  Vocês mais do que ninguém usam isso diariamente! Sabem dividir as atenções com os filhos, a família e seus clientes e se estão fazendo a diferença, estão no caminho certo! 

Agora, investir em comunicação profissional é tema pra um outro post...e posso garantir: não importa o tamanho do seu negócio...Vale a pena!

Vamos nos falando!


Um comentário:

  1. Sempre leio seu blog pois sou mãe e empreendedora e estou adorando essa identificação contigo. Passa lá no meu blog q acabei de inaugurar enquanto espero meu site ficar pronto. Me dê a alegria da sua visita e da sua amizade...www.girafanacaixa.blogspot.com Um abraço fraternal... Ana Patricia

    ResponderExcluir